O Custo da Ineficiência

Como costuma-se dizer “tudo no Brasil é mais caro”, e geralmente culpam-se as taxas tributárias como o grande vilão do custo Brasil. Para reduzir o “Custo Brasil”, o governo deveria eliminar burocracia, simplificar a legislação, estimular a competição, evitar o protecionismo, reduzir impostos, inclusive sobre importados, e incentivar investimentos, como diz Ricardo Amorin aqui. Mas realmente é só isto? Somos todos vítimas de forças externas às nossas empresas ou há algo mais que pode estar passando despercebido, em nossas próprias organizações?

A Consultoria Norte-Americana Alexander Proudfoot divulgou recentemente um estudo que elucida parte da equação:

“A má gestão de recursos e equipamentos, em áreas como britagem e transferência de minérios, é um dos principais problemas que afetam a produtividade das mineradoras no Brasil. Segundo a consultoria, é possível aumentar a produtividade de equipamentos e processos em até 40%”. Fonte: Notícias de Mineração

Qual o custo de uma improdutividade de 40%, 24 horas por dia, 365 dias por semana? Altíssimo, certamente.

E, em nossa experiência com sistemas de pesagem embarcada, chegamos exatamente a esta mesma questão: 40% não é um exagero. Nosso dia-a-dia consiste em introduzir sistemas de pesagem embarcada, em equipamentos que geralmente não tem um controle regular de operação, como por exemplo, pás carregadeiras. Uma vez que inicia-se a registrar os dados de operação de uma pá carregadeira, as ineficiências tornam-se evidentes. Não raro encontramos ineficiências acima de 60%.

Lembre-se “o que não é medido não pode ser gerenciado“.

Mais informações sobre o controle de cargas estão disponíveis aqui:

=================================

Sobre o autor: Flávio Zanotta Rodrigues é Gerente Comercial na Marpress Brasil. Entre seus objetivos está a otimização da performance de processo de seus clientes através dos recursos de instrumentos de pesagem embarcada.

Para conhecer mais sobre este trabalho, registre-se aqui. Você receberá automaticamente uma planilha gratuita para dimensionar uma frota de veículos e passará a receber informações semanais pertinentes à gestão de frotas e pesagem embarcada.

Além disso, mensalmente são abertas vagas gratuitas para o trabalho de consultoria em pesagem embarcada.

Leave a Reply